Plágio é crime, conforme Lei 9.610/98. Se quiser reutilizar algum dos textos deste blog, por gentileza, dê os devidos créditos.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Algumas perspectivas sobre o urso

O urso normalmente vem acompanhado de palavras-chave como inveja, falsidade, depressão, etc.

Mas, afinal de contas, da onde elas vêm?

O dono do pedaço:

Pelo que tenho pesquisado, o urso é um animal bastante territorial. Por ser territorial, ele precisa ter seu espaço só para ele (e claro, sua família), ou seja, ele se limita entre si e aos que ele considera família. 

Ele é protetor demais com aqueles que ama e não gosta que ninguém chegue perto do que é "seu". Chegou perto, ele se ergue em duas patas e bate com elas no peito do invasor.

Vemos então, que a carta simboliza alguém protetor e possessivo (a mãe urso é imensamente protetora), que gosta de ter seu espaço (morar sozinho, por exemplo) e que detesta que ele seja invadido por terceiros (só entra quem for VIP). 

Ele faz o mesmo trajeto o ano todo a procura de comida para a hibernação, ou seja, entramos no esteriótipo de que só come e dorme, e vem aí então as interpretações de que ele é "folgado", que gosta de um sossego e também da ritmo: trabalho-casa-comida-netflix. Diríamos até que ele é antissocial.

Por fim, vejo nele um animal fechado que gosta de ter seu espaço, que acolhe e defende aqueles que ama e ataca quem considera seu inimigo. 

O cabeça-dura:

O urso briga pela sua sobrevivência, e em termos do cotidiano, mostra alguém que briga para conquistar aquilo que deseja, aquilo que define para si como objetivo de vida ou bem precioso - e, portanto - ele se torna uma pessoa "cabeça dura", pois nem sempre podemos ter aquilo que queremos.

O urso até sabe esperar, mas ele persiste em um único objetivo, que é sobreviver. Ele é alguém que persiste em alguma coisa que deseja muito, tornando-se aquela pessoa que não larga o osso.

A hibernação, inverno e depressão:

Além disso tudo, o urso hiberna durante o inverno, o que simboliza a necessidade de ficar quieto por um tempo, descansando, mergulhado em seu mundo interior. É aquele momento que você precisa parar para rever alguns conceitos. O inverno, inclusive, é feito para isso. Para mergulhar em si e entender o que está acontecendo no seu interior...

Da mesma forma que isso pode ser saudável, pode fazer mal também. O encolhimento para dentro da caverna, para algumas pessoas, pode sinalizar tristeza, desmotivação e depressão no sentido superficial da palavra, pois depressão diagnosticada (do meu ponto de vista) precisaria de outras cartas na frente, como a torre ou o caixão.

obs: lembrando que saúde e baralho cigano deve ser trabalho com responsabilidade, ou seja, orientando o consulente sempre a procurar um médico. Caso tenha algum de confiança, sugira a ele.

Abraço de urso:

Quando o animal é grande, o urso abraça para matar. É por isso que falam do abraço do urso ser algo falso. Levando em consideração que o urso é territorialista e fechado, dificilmente ele estará se aproximando para fazer amizade. A não ser que outra carta esteja sinalizando isso.

Dica de filme:

Por fim, indico um documentário muito fofo e maravilhoso disponível na netflix e produzido pela Disney, chamado "Ursos". 

a imagem veio daqui.

Nele, vocês vão encontrar o caminho que uma ursa faz com seus dois filhotes atrás de comida para se preparar para a hibernação no inverno.

A produção mostra muito o lado humano do animal, o que para nós é ótimo, pois estamos fazendo exatamente isso no baralho cigano, estamos humanizando as características dos animais.

A interpretação posta aqui é só um pouco do que podemos desenvolver. Além do mais, é como eu vejo a carta e respeito quem a vê de modo diferente. 

Encorajo vocês a levantarem muitas outras possibilidades, pois realmente existem muitas. Quanto mais estudos e informações, melhor para nós. Não sejamos como os ursos, que guardam o conhecimento para si. Tudo que é bom deve ser compartilhado. Isso engrandece a nossa t(r)oca.

2 comentários:

  1. Li seu post e achei curioso uma vez quando li que o Urso pode indicar problemas de saúde, como a obesidade. Fiz essa pesquisa, porque estava começando a ler sobre baralho cigano e tirei as cartas para uma amiga, que realmente estava tendo esses problemas e as cartas mostraram. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cartas são geniais, né? Por esse motivo é importante sempre explorarmos os seus significados, pois assim conseguimos fazer jogos sempre mais completos. ^^

      Muito obrigado pelo comentário!! :)

      Excluir