Plágio é crime, conforme Lei 9.610/98. Se quiser reutilizar algum dos textos deste blog, por gentileza, dê os devidos créditos.

sábado, 15 de julho de 2017

Abrir cartas é... "como estar em família"

Abrir cartas é um exercício. Assim como o canto, a pintura, a escrita e até mesmo a matemática, é preciso se manter em prática se quiser ter o melhor domínio dessa arte.

É como aprender um novo idioma. Se você aprende uma nova estrutura de frase e tenta utilizá-la apenas nas aulas, essa estrutura demorará para vir à mente. Você dá uma travada. 

Assim é com baralho cigano, se você não se relaciona com ele todos os dias (pelo menos um pouco), você vai se "afastando" dos significados e do que ele representa para você, e quando você retoma a leitura, dá uma sensaçãozinha de estrangeirismo, como se o baralho tivesse mudado um pouco. Claro que - como todo aprendizado de idioma - aqueles que tem mais facilidade conseguem um bom desempenho sem muito estudo, porém, se esse se aproveita de sua facilidade e ainda estuda, ele consegue ter maior profundidade na língua.

Na minha experiência, quanto maior meu envolvimento com o baralho cigano e com seus significados, melhor consigo sentir as suas energias e me aprofundar em seu simbolismo. Acabo percebendo-o no meu dia-a-dia, na vida. Transformo-o em arte e poesia.

Tanto que, nesse momento, se alguém me perguntasse: qual é o seu livro de cabeceira? Eu certamente responderia: o meu Baralho Cigano.

Enfim, se eu pudesse resumir o que significa abrir cartas, talvez eu responderia que é como reler um livro antigo que sempre vai te contar uma nova história. Sabemos o que tem em cada página, mas eles ganham novos significados conforme as novas leituras.

E para você? Abrir cartas é... ?

2 comentários:

  1. Dannilo, muito bom o seu blog! Continue! O seu jeito de escrever é poético, doce, pacífico, faz bem pra alma...

    Estava intrigada com as cartas do meu dia hoje. Ao ler as suas descrições das cartas, vieram-me muitos insights. Obrigada! :)

    Respondendo à sua pergunta, abrir cartas é tudo isso que você escreveu, é acolher uma linguagem estranha, enigmática e, paradoxalmente, uma linguagem "velha conhecida" porque reside na alma humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, sinto uma energia muito agradável vindo de você!! Obrigado pelo comentário.

      Fico muito feliz que consegui contribuir com seu conhecimento. Tenho certeza que você também contribuirá muito compartilhando suas experiências, portanto, fique sempre à vontade. Estamos todos aprendendo.

      Achei linda sua definição. :)

      Seguimos aprendendo e trocando. ^^

      Beijão

      Excluir